Crítica do Crônicas: The Get Down e a cultura do Bronx na década de 70

Série mais cara da história da Netflix, cada episódio de The Get Down custou em média US$ 10 milhões. Ao todo, são 12 episódios divididos em duas temporadas – a primeira estreou dia 12 de agosto e já está disponível no serviço de streaming e a segunda foi prometida para 2017. O preço alto não salta aos olhos, já que a produção conta com atores pouco conhecidos e filmagens em locações simples, mas as dificuldades no meio do caminho, como diversas trocas de executivos, explicam o custo.

Como fã de hip hop e de grafite, posso dizer que valeu cada centavo do investimento. Superou minhas expectativas em relação ao roteiro e ao conteúdo. The Get Down chama atenção de qualquer um que ama música, curte romances dramáticos e se interessa pela história do Bronx, berço de diferentes movimentos culturais na Nova Iorque da década de 70.

A série tem fatos históricos, como a campanha para a prefeitura em 1977 e o famoso blecaute de NY por 36 horas naquele mesmo ano, e alguns personagens reais e carismáticos, por exemplo Grandmaster Flash (Mamaudou Athie), DJ que deu início aos scratches no mundo das mixagens com discos. Só que o real se mistura com o fictício em um enredo cercado por descobertas profissionais, amizades e, claro, muito amor.

The Get Down tem inúmeras referências à cultura do Bronx dos anos 70 e ao surgimento de movimentos como hip hop e grafite. Se você gosta de música, cultura negra e romance, o trabalho de Baz Luhrmann (diretor de Moulin Rouge) pode superar as suas expectativas, assim como superou as minhas.

Veja o clipe promocional da série, com grandes nomes do hip hop brasileiro:

THE GET DOWN – 1ª TEMPORADA 
6 episódios (aproximadamente 390 minutos)

– Onde há ruína, há esperança de um tesouro
– Busque aqueles que alimentam sua chama
– A escuridão é sua vela
– Esqueça a segurança, seja notório
– Você tem asas, aprenda a voar
– Levante palavras, não a voz

Direção: Baz Luhrmann, Ed Bianchi, Andrew Bernstein, Michael Dinner
Elenco: Justice Smith, Shameik Moore, Herizen F. Guardiola, Skylan Brooks, T.J. Brown Jr., Yahya Abdul-Mateen II, Jimmy Smits, Jaden Smith, Giancarlo Esposito, Mamoudou Athie, Yolonda Ross, Kevin Corrigan, Zabryna Guevara, Daveed Diggs, Lillias White e Barrington Walters Jr.