Denise Fraga comenta a peça A Visita da Velha Senhora, que está em cartaz em SP

Denise Fraga comenta a peça A Visita da Velha Senhora, que está em cartaz em SP

Está em cartaz no Teatro do Sesi, em São Paulo, a peça A Visita da Velha Senhora. Clássico do suíço Friedrich Dürrenmatt, escrito em 1956, o espetáculo se mantém atual e apresenta um olhar irônico sobre a fragilidade dos valores morais, da justiça e da esperança. 

Na montagem atual, Denise Fraga é a protagonista. A trama apresenta os cidadãos da cidade de Güllen esperando ansiosos pela chegada da milionária Claire Zachanassian (vivida por Denise) – que promete salvá-los da falência. No jantar de boas-vindas, Claire impõe uma condição: doa um bilhão à cidade se alguém matar Alfred Krank, o homem por quem foi apaixonada na juventude e que a abandonou grávida por um casamento de interesse. Ouve-se um clamor de indignação e todos os habitantes de Güllen rejeitam a absurda proposta. Claire, então, decide esperar, hospedando-se com seu séquito no hotel da cidade.

Em entrevista à Morente Forte, Denise Fraga falou sobre a A Visita da Velha Senhora:

“Amo a comédia porque confio no humor e na ironia como um poderoso agente para a reflexão. Só se ri daquilo que se entende. O humor chama o pensamento e, com isso, dá eficácia e prazer à comunicação de uma ideia. É incrível como muitos dos autores tidos como clássicos confiavam nisso, mas estão com a risada do público presa na poeira de suas linhas. É preciso sacudi-las, dar uma escovada, deixá-las voar.

Brecht dizia: divertir para comunicar. Me identifico com isso. Divertir o público e mandá-lo para casa em estado de reflexão é o que tem me garantido a sensação de plenitude com o meu ofício. O sucesso de Alma Boa e Galileu me confirmaram a popularidade de Brecht. Mais da metade de nosso público talvez nunca tivesse ouvido falar dele, mas nem por isso deixaram de ser completamente capturados por sua genialidade.

Esta necessidade de propagar aquilo que me tocou o coração, dar-lhe comunicação e clareza para ver mover no outro o que moveu em mim, se tornou mesmo a grande força motriz de meu trabalho. Tem dado certo. E a cada espetáculo, renovo minha esperança de continuar fazendo o Teatro em que acredito.”

A montagem inédita, com Denise Fraga, Tuca Andrada, Ary França, Fábio Herford, Daniel Warren, Maristela Chelala, Romis Ferreira, Renato Caldas, Eduardo Estrela, Beto Matos, Luiz Ramalho e Rafael Faustino, expõe a fragilidade dos valores morais e da noção de justiça quando a palavra é dinheiro.

A Visita da Velha Senhora fica em cartaz de quinta à domingo até 26 de novembro, no Teatro Sesi, com entrada gratuita.

 

A VISITA DA VELHA SENHORA 

ONDE: Teatro do SESI-SP – Av. Paulista, 1313 – Bela Vista
QUANDO: Quinta à domingo às 20h00 – em cartaz até 26 de novembro
DURAÇÃO: 120 minutos
QUANTO: entrada gratuita
Reservas antecipadas de ingressos online pelo portal www.sesisp.org.br/meu-sesi
Para apresentações entre dias 1º e 15, reservas divulgadas na internet a partir do dia 25 do mês anterior.
Para apresentações entre dias 16 e 31, reservas divulgadas na internet a partir do dia 10 do mesmo mês.

 

+ SAIBA OS DETALHES DE RENATO RUSSO, O MUSICAL

Escrito por Redação

Quer produzir conteúdo pro Crônicas do Agora e ter o seu trabalho divulgado pra uma audiência crescente de leitores? Envie um e-mail pra redacao@cronicasdoagora.com.br e fale com a gente!