Dia do Orgulho Nerd: 10 coisas que você não sabia sobre os Vikings

No dia 25 de Maio, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd, popularmente conhecido como o Dia da Toalha. Esta data foi criada como uma homenagem aos fãs da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, uma forma de celebrar a trajetória de Douglas Adams, que morreu em 2001.

Um período da História que costuma despertar o interesse nerd é a era viking. Por isso, o autor Orlando Paes Filho, um dos precursores do movimento Geek no Brasil, reuniu 10 curiosidades sobre os vikings que se encontram na série Angus, sucesso dos anos 2000 e republicada como trilogia esse ano pela Editora Novo Conceito.

 

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE OS VIKINGS 

1. Os vikings nem sempre são aliados. Distinguem-se basicamente em quatros raízes: norueguesa, dinamarquesa, sueca e rus, que deu origem a Rússia nórdica.

2. Os vikings não possuíam cavalaria. Sua predileção era pela luta a pé.

3. Um ritual de tortura viking ficou famoso com o nome de Águia de Sangue. Neste ritual, pendurava-se um homem de cabeça para baixo e com ele ainda vivo, abria-se seu tórax, quebrando as costelas para fora e arrancando os pulmões, como as asas de uma grande águia.

4. Os navios vikings, apelidados de drakkars, mas com o nome original de langrskip, eram navios feitos de toras de árvores muito longas, sendo que essas toras eram vergadas no eixo longitudinal do navio, em uma única peça. Por isso, esses navios deslizavam muito bem sob as águas e absorviam os movimentos das ondas, contraindo a madeira e esticando-a naturalmente para ganhar velocidade.

5. Os líderes vikings de pelotão eram chamados jarls, palavra que pode significar conde.

6. Os vikings russos desciam o rio de Dnieper para lutar no sul contra as hostes balcânicas e quando em seus navios chegavam em alguma queda de água, eles desmontavam os navios, carregavam-nos nas costas cachoeira abaixo e o remontavam para prosseguir viagem.

7. O navio viking, devido ao seu porte e característica silenciosa, invadia os territórios navegando através dos principais rios, só sendo percebido quando já se encontrava em seu destino.

8.O elmo dos vikings não possuía chifres em sua imensa maioria. Normalmente eram elmos com máscara para proteger os olhos. Os elmos decorados com asas ou chifres eram utilizados para festividades, funerais ou por grandes reis em suas festividades.

9. O machado é uma arma característica utilizada pelos vikings.

10. Os vikings eram pagãos, atacavam povos e monastérios, destruindo-os ao chão.

 

A obra Angus – O primeiro Guerreiro está disponível para venda nas principais livrarias do país. Saiba mais sobre o livro aqui: ANGUS | Saga de sucesso retorna em trilogia repaginada.

 

+ 3 SÉRIES MEDIEVAIS PRA ASSISTIR NA NETFLIX

Escrito por Redação

Quer produzir conteúdo pro Crônicas do Agora e ter o seu trabalho divulgado pra uma audiência crescente de leitores? Envie um e-mail pra redacao@cronicasdoagora.com.br e fale com a gente!