Dia Mundial do Rock: veja curiosidades sobre a data

Dia Mundial do Rock: veja curiosidades sobre a data

Os fãs de um dos estilos musicais mais tradicionais do mundo tem um dia só pra eles! Criado em 1985, o dia 13 de julho é marcado como o Dia Mundial do Rock. A data foi batizada por Phill Collins, depois de ter participado do festival Live Aid, que ocorreu em Londres e na Filadélfia. O músico tocou nos dois shows.

Apesar do evento ter iniciado na Inglaterra e nos EUA, onde aconteceu o festival de 1985, o Brasil é um dos países que mais leva a sério as comemorações. Segundo o saudoso compositor Kid Vinil, em seu livro, Almanaque do Rock, “para os gringos, o Dia do Rock é todo o dia”, afirma. No País, a data teve mais destaque a partir dos anos 1990, quando rádios paulistanas começaram a mencioná-la em sua programação.

A paixão do brasileiro pela música é visível em todos os ambientes, inclusive online. De acordo com levantamento realizado pela OLX, somente no primeiro semestre deste ano foram vendidos na plataforma 14,5% a mais de instrumentos musicais do que no mesmo período do ano anterior. Foram 257 mil itens comercializados de janeiro a junho de 2017.

Os Estados com mais apaixonados por música e que se destacam na venda de instrumentos são: São Paulo, com 59 mil produtos vendidos, Rio de Janeiro (27 mil), Minas Gerais (19 mil), Paraná (15 mil) e Distrito Federal (13 mil). São Paulo também é campeão na venda de guitarras – o item mais amado pelos fãs do rock -, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Amazonas, aparecem na sequência do ranking de Estados que mais vendem o instrumento.

Mas não é somente de guitarras que vive o rock. É possível encontrar de tudo nas plataformas de compra e venda online, como a OLX. Itens autografados, artigos raros e bastante estilizados também estão disponíveis nas mais diversas faixas de preço, como estes abaixo:

LPs

Os LPs, ou Long Play – ou ainda os antigos discos de vinil – estão voltando à procura dos amantes de música. Há um crescimento nas vendas físicas e online desses itens. Diversos álbuns tradicionais estão disponíveis, como o The Best of Elvis, do rei do rock, Elvis Presley, ou o icônico álbum dos Beatles, Help, de 1965, esse autografado.

Dia Mundial do Rock: veja curiosidades sobre a data

Colecionáveis

Outros itens que ajudam a demonstrar o amor pelo rock, são as miniaturas e bonequinhos colecionáveis de estrelas do gênero. Na OLX estão disponíveis diversos itens que homenageiam diversas bandas, como o Kiss, com miniaturas realistas, como a líder e guitarrista da banda, Paul Stanley, e o do baixista Gene Simmons.

Pôsteres

Nos anos 80 era muito comum pendurar pôsteres e fotos dos ídolos nas paredes, em molduras, ou até guardar em catálogos. Muitos ainda têm esse costume. É possível encontrar esses itens em ótimo estado online e alguns até autografados de ícones como Jimmy Page, do Led Zeppelin, Jared Leto, do 30 Seconds to MarsJoey Belladonna, do Anthrax, os brasileiros do Sepultura, dentre muitos outros.

Guitarras

Item indispensável para um rockeiro, as guitarras são produzidas em diversos modelos, por diferentes fabricantes, como a americana Fender, usada por artistas como Eric Clapton, Bruno Mars, Foo Fighters, Green Day, The Who. Em uma busca rápida, é possível encontrar uma Fender japonesa autografada pelos músicos do Iron Maiden, Adrian Smith e Janick Gers. Outra opção é a Squier Affinity, ou ainda a Telecaster American Special.

Escrito por Redação

Quer produzir conteúdo pro Crônicas do Agora e ter o seu trabalho divulgado pra uma audiência crescente de leitores? Envie um e-mail pra redacao@cronicasdoagora.com.br e fale com a gente!