O CÍRCULO: conheça o livro que virou filme

No dia 22 de junho, chega aos cinemas o filme O Círculo. Protagonizado por Emma Watson e Tom Hanks, o longa é baseado no best-seller escrito por Dave Eggers. Lançado em 2013 nos Estados Unidos e em 2014 no Brasil, com o selo da Companhia Das Letras, o livro retrata as consequências de um mundo em que as informações são cada vez mais vigiadas.

Encenado num futuro próximo indefinido, o engenhoso romance de Dave Eggers conta a história de Mae Holland, uma jovem profissional contratada para trabalhar na empresa de internet mais poderosa do mundo: O Círculo. Sediada num campus idílico na Califórnia, a companhia incorporou todas as empresas de tecnologia que conhecemos, conectando e-mail, mídias sociais, operações bancárias e sistemas de compras de cada usuário em um sistema operacional universal, que cria uma identidade online única.

Mae mal pode acreditar na sorte de fazer parte de um lugar assim. A modernidade do Círculo aparece tanto na sua arquitetura quanto nos escritórios aprazíveis e convidativos. Os entusiasmados membros da empresa convivem no campus também nas horas vagas, seja em festas e shows que duram a noite toda ou em campeonatos esportivos e brunches glamorosos. A vida fora do trabalho, porém, vai ficando cada vez mais esquecida, à medida que o papel de Mae no Círculo torna-se mais e mais importante.

No livro, o que começa como a trajetória entusiasmada da ambição e do idealismo de uma mulher logo se transforma em uma eletrizante trama de suspense que leva questões fundamentais sobre memória, história, privacidade, democracia e os limites do conhecimento humano. Vale a pena a leitura de O Círculo.

O CÍRCULO: conheça o livro que virou filme

O CÍRCULO – LIVRO

Autor: Dave Eggers
Tradução: Rubens Figueiredo
Ano: 2014
Páginas: 528
Editora: Companhia Das Letras
Preço sugerido: R$ 62,90
Formato: 14 x 21 cm

 

O CÍRCULO – FILME

TRAILER

SINOPSE

Mae (Emma Watson) é uma universitária cujo sonho é trabalhar na maior empresa de tecnologia do mundo, O Círculo. A organização foi fundada por Eamon Bailey (Tom Hanks) e o seu principal produto é o SeeChange, uma pequena câmera que permite aos usuários compartilharem detalhes de suas vidas com o mundo. Mae vê sua vida mudar completamente quando é contratada pela empresa e sua função passa a ser documentar sua vida em tempo integral. O que ela não imaginava, no entanto, é que toda essa exposição teria um preço, não só para ela, mas também para todos ao seu redor.

Escrito por Redação

Quer produzir conteúdo pro Crônicas do Agora e ter o seu trabalho divulgado pra uma audiência crescente de leitores? Envie um e-mail pra redacao@cronicasdoagora.com.br e fale com a gente!