O Guia do Mochileiro das Galáxias, o livro do Orgulho Nerd

O Guia do Mochileiro das Galáxias, o livro do Orgulho Nerd

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A obra é tão considerada que o Dia do Orgulho Nerd, popularmente conhecido como o Dia da Toalha, foi criado como uma forma de homenagear a trajetória de Adams, que morreu em maio de 2001. De acordo com o Guia, um dos itens essenciais para qualquer viajante intergaláctico é a toalha, que pode ser utilizada em variadas e inimagináveis situações. Leia um trecho do capítulo 3 do livro:

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;

Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;

E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa“.

 

No livro, lançado em 1979, a dupla Arthur e Ford Prefect escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

A edição mais recente foi publicada no Brasil pela Editora Arqueiro.

 

+ DIA DO ORGULHO NERD: 10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE OS VIKINGS 

 

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS

O Guia do Mochileiro das Galáxias, o livro do Orgulho Nerd

Autor: Douglas Adams
Tradução: Paulo Fernando Henriques Britto e Carlos Irineu da Costa
Páginas: 208
Editora: Arqueiro
Preço médio: R$ 24,90
Formato: 14 x 21 cm

Escrito por Redação

Quer produzir conteúdo pro Crônicas do Agora e ter o seu trabalho divulgado pra uma audiência crescente de leitores? Envie um e-mail pra redacao@cronicasdoagora.com.br e fale com a gente!