Renato Russo: livro, exposição no MIS e musical exaltam o artista!

Setembro é um ótimo mês para os admiradores do trabalho de Renato Russo. A obra do artista poderá ser vista de três formas diferentes pelos fãs. Em um novo livro, publicado pela Companhia das Letras, são mostradas as referências musicais, culturais e sentimentais organizadas em listas que Renato costumava fazer. Na exposição que acontece no MIS, em São Paulo, serão exibidos cerca de mil itens que o cantor guardava em seu apartamento no Rio de Janeiro. E além disso, tem o musical que está em cartaz no Teatro Frei Caneca!

Veja os detalhes abaixo.

RENATO RUSSO 

O LIVRO DAS LISTAS 

Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas.

Lançamento: O LIVRO DAS LISTAS, de Renato Russo

Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas. Reveladoras dos temas de interesse que podem ter influenciado as composições de Renato, as listas não apenas serviam para classificar o que ele já conhecia e para indicar o que ele ainda pretendia ler, ouvir, assistir e viver, como também são uma forma de conhecer o processo criativo de um dos grandes nomes da cultura popular brasileira.

O Livro das Listas, que foi organizado por Sofia Mariutti e Tarso de Melo, tem o selo da Companhia das Letras e ficou disponível neste mês de setembro. É um ótimo manual das influências de Renato Russo feito a partir de listas que o próprio artista escreveu ao longo da vida!

Lançamento: O LIVRO DAS LISTAS, de Renato RussoAutor: Renato Russo / Organização: Sofia Mariutti e Tarso de Melo
Páginas: 220
Editora: Companhia das Letras
Preço sugerido: R$ 44,90
Formato: 17,4 x 26,3 cm

EXPOSIÇÃO NO MIS

Na exposição, que abre na quarta-feira (6/9), no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, serão exibidos cerca de mil itens que o cantor guardava em seu apartamento no Rio de Janeiro.  “Renato Russo” presta homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira e é a quarta exposição idealizada e concebida totalmente pelo museu.  A mostra conta com curadoria de André Sturm – ex-diretor do MIS –  e direção de arte do Ateliê Marko Brajovic. Giuliano Manfredini, único filho do artista, concedeu ao MIS total acesso ao apartamento do pai confiando à equipe do museu sua catalogação, conservação e adaptação.

Partindo exclusivamente do acervo de Renato Russo, a exposição apresenta objetos pessoais, peças de vestuário, fotografias, manuscritos, instrumentos musicais, documentos escolares, desenhos, cartas de fãs, além de prêmios, fanzines, folhetos e impressos variados que irão percorrer toda a sua trajetória.

O público poderá mergulhar no caráter multifacetado de Renato Russo, que, além de grande letrista, também produziu desenhos e pinturas, bem como uma peça de teatro e projetos cinematográficos. Particularidades como suas coleções de anjos e de baralhos de tarô também poderão ser vistas.

ONDE: MIS-SP – Avenida Europa, 158
QUANDO: de 06/09/17 até 28/01/18
HORÁRIOS: de terça à sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados das 09h às 19h
QUANTO: R$ 30,00 (inteira)

 

O MUSICAL

A peça conta a história de Renato Russo, aqui interpretado por Bruce Gomlevski, desde a juventude “punk” em Brasília, quando fundou a banda Aborto Elétrico e ficou por dois anos em uma cadeira de rodas até o sucesso da Legião Urbana. O quebra-quebra num show em Brasília e os problemas com drogas estão na encenação.

Renato Russo- O Musical percorreu mais de 40 cidades, já foi assistido por quase 300 mil pessoas em 400 sessões. Após temporada no Teatro Frei Caneca, a peça realizará turnê por outras cidades brasileiras, reproduzindo toda a energia e brilhantismos das obras deste grande poeta e pensador que fez história e que até hoje segue como sendo um dos nomes mais importantes da história do rock nacional.

+ SAIBA OS DETALHES CLICANDO AQUI

Escrito por Redação

Quer produzir conteúdo pro Crônicas do Agora e ter o seu trabalho divulgado pra uma audiência crescente de leitores? Envie um e-mail pra redacao@cronicasdoagora.com.br e fale com a gente!